Artrose do Joelho

A protese do joelho, chamada de artroplastia do joelho ou artrose do joelho é realizada quando o paciente com desgaste da cartilage (artrose ) tem muita dor e dificuldade na marcha, além disto quando todos os métodos de tratamento clinico não sutiu efeito. Ao redor de 30 % dos pacientes necessitam repor o sangue perdido na cirurgia com transfusões sanguíneas. Trabalhos científicos tem mostrado que o uso do ácido tranexâmico por via endovenosa ou uso tópico tem diminuido de forma importante a necessidade de transfusões com a diminuicão do sangramento. Estamos atualmente realizando um trabalho científico com 90 pacientes submetidos a prótese do joelho utilizando-se do ácido tranexâmico com reducão a zero a necessidade de transfuses em nosso trabalho.

Artroplastia Total do Joelho

O joelho é umas das articulações que mais recebem a carga do corpo humano durante a marcha, ele é composto por três ossos, fêmur, tíbia e patela, e faz movimentos de rotação e rolamento, e sofre movimentos de compressão.

A cartilagem articular e os meniscos ajudam no amortecimento destes movimentos junto com o liquido sinovial que funciona como se fosse um lubrificante. Alguns fatores levam ao desgaste da cartilagem articular, que chamamos de artrose. Existem os fatores hereditários, os traumáticos – trauma local – trauma de repetição, os desvio de eixo quando o joelho é muito para dentro ou muito para fora, além disso as inclinações da patela podem levar ao longo do tempo o desgaste de regiões da cartilagem articular neste osso.

Uma vez diagnosticada a artrose, onde o paciente em geral tem muita dor e dificuldade de marcha, e ao longo dos anos a dificuldade de marcha e a dor vão aumentando. Nestes pacientes o tratamento inicial deve ser conservador, com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios e exercícios para a cadeia muscular, tanto de alongamento como de fortalecimento. O uso de protetores de cartilagem, chamados de condro protetores também auxiliam no tratamento, ajudando no retardo deste desgaste, fazendo com que diminua a velocidade do desgaste da cartilagem articular. Os casos onde a dor é muito intensa e a diminuição da qualidade de vida acontece, em geral é indicado tratamento cirúrgico para a correção da artrose. O tratamento de escolha atualmente é a indicação de uma prótese total do joelho chamada artroplastia total do joelho.

Prótese total do Joelho

O número de cirurgias de próteses (Artroplastia) total do joelho em pacientes com artrose do joelho nos Estados Unidos em 2005 foi de aproximadamente 450.000 por ano e o número de revisões (troca de próteses) foi ao redor de 38000.Porem com a melhora dos materiais e técnica aliado ao envelhecimento da poplulação acredita-se que os números passem para 3.481.000 e para 268.000 respectivamente em 2030. No Brasil não temos senso estatístico.

A cirurgia consiste em trocar a cartilagem danificada por um material artificial, composto principalmente por zinco e cobalto, e entremeado por uma substância dura e plástica de polietileno, esses componentes protético são cimentados no osso previamente preparado, melhorando sensivelmente a qualidade de vida destes pacientes, onde conseguem deambular muito próximo do normal e sem dor, chegando até a poder fazer alguns esportes de baixo impacto. Em geral estes componentes protéticos costumam durar em média 15 anos, devendo ser trocados no momento em que acontece o desgaste ou a soltura dos componentes. Hoje em dia já é possível realizar estas artroplastias utilizando o auxilio de um navegador, o navegador é um software de computador que acoplado à sensores no joelho, auxiliam o cirurgião confeccionar o cortes ósseos e a colocação dos componentes protéticos da melhor forma possível para que isso consigamos aumentar a durabilidade dos componentes protéticos.

Para se utilizar o navegador é necessário um período de treinamento básico.

Trabalhos mostram que o eixo, chamado de eixo mecânico ou eixo de carga, que é por onde passa o peso do paciente em um determinado local da prótese é um dos fatores determinantes para a durabilidade desta prótese. Com o uso do navegador conseguimos fazer com que se eixo iguale a distribuição de carga, tanto da parte medial para a lateral, e com isso conseguimos fazer com que haja uma diminuição do seu desgaste e aumentando a longevidade da prótese.

Biojoint

Biojoint são próteses de joelho biológicas. São as incríveis novidades na ortopedia para desgaste nas cartilagens.

Na University of Missouri estão sendo realizadas as primeiras Biojoint, ou seja, troca da articulação toda, se necesssário, por osso e cartilagens doadas como se fosse doações de orgãos!

Hoje em dia quando uma pessoa nova tem desgaste importante, são feitas próteses metálicas para substituir o osso gasto. Elas tem bons resulados, mas tem vida útil limitada a 10 ou 15 anos, depois a prótese deverá ser trocada!

Há 2 anos as Biojoint como são chamadas vem sendo feitas com muito bom resultado. Ainda não sabemos o resultado a longo prazo, mas por enquanto são animadores. A princípio a idade limite para se fazer Biojoint é 55 anos. Acima disso ainda devemos utilizar as próteses metálicas.

Novas tecnologias auxiliam com braço robótico nas cirurgias de prótese total dos joelhos

Tratamento da artrose dos joelhos sem cirurgia

A artrose dos joelhos leva a dor e limitação dos movimentos. Para os pacientes relativamente mais jovens ou aqueles que tem um grau de desgaste do joelho não tão avançado, existe agora um tratamento para melhora da dor e da limitação sem cirurgia. A neuroablação dos nervos periféricos é o novo procedimento em que se utiliza um eletrodo que esquenta em sua ponta e uma vez em contato com os nervos geniculares que promovem a sensibilidade nos joelhos, faz com que diminua sua função e como consequência melhora a dor e a função dos joelhos

RX mostrando os eletrodos introduzidos nos locais dos nervos geniculares no fêmur.

Eletrodos posicionados com auxílio de radioscopia.

Uso de células tronco de gordura no tratamento da artrose dos joelhos.

A Artrose do joelho é uma doença dolorosa e incapacitante. Muitas são as tentativas de tratamento sem a necessidade da realização da Artroplastia(prótese) do joelho. Um novo tratamento já disponível no brasil é a utilização de células tronco retiradas da gordura abdominal ou das coxas do paciente, que são depois filtradas e separadas e então injetadas na articulação dos joelhos. Estes tratamentos prometem melhora mais duradoura que a utilização do Àcido hialurônico.

Retirada da gordura abdominal com microcânulas.

Gordura abdominal aspirada e sendo preparada para filtragem e separação das células.

Infiltração no joelho das células tronco retiradas e separadas.

Prótese parcial no joelho é possível ???

Sim, existem casos específicos em que o desgaste ou uma lesão acometem apenas uma parte do joelho, como nas sequelas de fratura, osteonecrose ou joelhos muito para dentro ou para fora gastando apenas um lado. Este é um procedimento menos invasivo e de recuperação mais rápida que a prótese total.

Caso de osteonecrose mostrando desgaste na região do côndilo femoral medial do joelho.

Prótese Unicompartimental (parcial) medial do joelho.

Robôs e novas tecnologias auxiliam na cirurgia de artroplastia(prótese) total do joelho.

As cirurgias de prótese de joelho são feitas há mais de 40 anos. Ao longo do tempo novas próteses foram criadas e novas tecnologias foram inseridas para melhorar a função e durabilidade destas próteses. Recentemente robôs foram desenvolvidos com softwares que auxiliam e dão mais precisão nas cirurgias de prótese de joelhos e dos quadris.

Rosa Zimmer Biomet robô utilizado para artroplastias do joelho.

Robô sendo utilizado por nossa equipe em uma artroplastia total do joelho.