Você tem dor no ombro?

A dor no ombro pode ser uma tendinite ou bursite. A articulação do ombro se movimenta as custas de contração de músculos e tendões, principalmente o manguito rotador que é composto por 4 músculos: semitendinoso, subescapular, infra espinhoso e redondo menor. Quando temos uma inflamação nos tendões chamamos de tendinite.

Em geral, pessoas com tendinite do manguito rotador apresentam como sintomas:

  • Dor nos ombros, principalmente a noite.
  • Dor e sensibilidade ao tentar alcançar algo acima da cabeça ou nas costas.
  • Dificuldade em atingir todos os movimentos dos ombros.
  • Dificuldade de dormir sobre o ombro afetado.
  • Fraqueza progressiva dos ombros.

 

causa mais comum da tendinite é o trauma local ou excesso de esforço durante trabalho ou atividade física, fenômeno conhecido por “overuse”1. A doença acontece, primordialmente, se o paciente tem um mau condicionamento físico, má postura, ou usa o membro afetado em uma posição forçada e desajeitada

 

O tratamento da tendinite consiste em:

 

  1. Repousar e evitar movimentos do local afetado (o tratamento para tendinite no ombro, neste caso, pode ser feito com tipoia).
  2. Fazer compressas.
  3. Tomar anti-inflamatórios.
  4. Realizar acupuntura.
  5. Fazer fisioterapia para analgesia (ultrassom, laser, massagem miofascial)

 

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link

Ronaldo é 2 X fenômeno!!

O joelho (calcanhar) de Aquiles!!! | TiMBM - Marketing Deportivo

Ronaldo Luis Nazário de lima, conhecido mundialmente Ronaldo Fenômeno despontou para  o futebol no time do São Cristóvão, foi então transferido para o Cruzeiro em 1993 e de lá para o mundo passando por PSV, Eindhover, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e finalmente em 2011 encerrou sua carreira jogando pelo Corinthians Paulista.

Fez 414 gols oficiais e eleito por 3 vezes como melhor jogador do mundo. Seus dribles e sua habilidade encantaram o mundo o que deu a ele o apelido de fenômeno.

Mas para nós médicos do esporte dizemos que ele é fenômeno DUAS vezes. Uma vez pela sua carreira vitoriosa e outra por ter tido graves lesões no joelho e conseguido voltar a jogar profissionalmente.

Ronaldo era portador de tendinite patelar, uma inflamação do tendão que liga a patela a tíbia no joelho. Em abril de 2000, jogando pela Inter de Milão sofreu a lesão total deste tendão no joelho direito. Foram 5 meses de recuperação e conseguiu voltar aos gramados.  Em 2001 em partida contra a Lazio teve a segunda lesão no mesmo local.  Quando todos acreditavam que ele encerraria sua carreira profissional, com muita resiliência e força de vontade, após 15 meses conseguiu voltar a jogar profissionalmente.

Por isso nós médicos dizemos que ele é não só um fenômeno, mas fenomenal!!

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link

Além de gravíssima, lesão de Maikon Leite é rara. A lesão no joelho do atacante Maikon Leite, que o afastará dos gramados pelos próximos oito meses, foi diagnosticada como gravíssima pelo departamento médico do Santos e considerada uma raridade no futebol mundial(2008).

Maikon Leite esquece Santos e lesões para brilhar no Palmeiras ...

Maikon Fernando Souza Leite, chamado de Maikon Leite, despontou no futebol pelo Santo André e em 2008 foi jogar pelo Santos. Na partida contra o Flamengo em 17 de agosto de 2008, sofreu grave e rara lesão no joelho direito, rompendo três dos quatro ligamentos (cruzados anterior, posterior e colateral medial). Foi operado e quando todos acreditavam que iria parar de jogar profissionalmente, voltou aos gramados após 8 meses.

Em partida pelo Santos contra o Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro em junho de 2009 teve novo entorse rompendo novamente o ligamento cruzado anterior. Recuperou se e jogou por muitos outros clubes como Atlético Paranaense, Palmeiras, nos Emirados Árabes, Tolima do México e outros clubes brasileiros.

 

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link

É muito importante tomar sol durante a quarentena?

A resposta é sim, é muito importante tomar sol durante a quarentena, especialmente para as pessoas acima dos 60 anos.

Um pequeno espaço como na varanda de um apartamento é suficiente para tomar sol no início da manhã ou final da tarde. O sol estimula a produção de vitamina D  que ajuda na absorção do cálcio que é muito importante para fortalecer os ossos prevenindo a osteoporose e fraturas.

Para produzir vitamina D de forma segura, deve-se tomar banho de sol por pelo menos 15 minutos por dia, sem usar protetor solar. Para pele morena ou negra, esse tempo deve ser de 30 minutos a 1 hora por dia, pois quanto mais escura a pele, mais difícil é sua produção.

Portanto procurem um lugar em suas casas/apartamentos e tome pelo menos 15 min de sol todos os dias que estiver na quarentena.

 

 

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link

Você tem dores nos ombros, que pioram a noite ??

Muitas pessoas tem dores nos ombros de forma eventual, mas que as vezes se acentua piorando no período da noite e durante o dia quando eleva o braço.

Estas dores podem ser decorrentes de inflamações n artriculação do ombro ou fora dela, como por exemplo a bursite do ombro ou tendinite do manguito rotador.

A bursite é uma inflamação da bursa sinovial, um tecido que atua como uma pequena almofada localizada no interior de uma articulação, evitando o atrito entre o tendão e o osso. No caso da bursite no ombro, há dor localizada na parte superior e anterior do ombro e dificuldade no movimento

Já quando há tendinite do manguito rotador, que é composto pelos tendões do bíceps, subescapular e supra espinhoso, há dor na região anterior e lateral do ombro, que piora quando a pessoa tenta fazer movimentos acima da linha da cabeça e pode ser difícil levantar o braço.

Nos casos de dor no Ombro consulte um ortopedista especialista em medicina esportiva.

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link