Os joelhos das pessoas tendem a ter inclinações para dentro, mais comum em mulheres e chamamos de geno valgo e para fora, mais comum em homens e chamamos de geno varo.

Osteotomias ao nível do joelho
O ideal seria que todos tivessem joelhos alinhados de forma que quando a pessoa anda o peso ficaria distribuído por igual na face de dentro e de fora do joelho  como na figura acima NORMAL.

Porém por questões genéticas familiares e/ou secundárias a lesões nos meniscos ou cartilagem o joelho assume uma angulação diferente da normal levando sobrecarga em um dos lados.

osteotomias-ao-nivel-do-joelho-2
Com o passar dos anos o joelho vai entortando mais para um lado aumentando a compressão do fêmur sobre a tíbia. Isto leva a dor e aumento do desgaste local, promovendo artrose em um lado apenas .

Para os paciente que tem muita dor e dificuldade na marcha, são ativos e estão abaixo de 65 anos recomendamos uma cirurgia de osteotomia. Esta cirurgia promove o alinhamento do joelho através de cortes ósseos na tíbia quando o joelho é para fora (varo) e no fêmur quando a deformidade for para dentro(valgo). Este procedimento visa fazer uma cunha no osso para corrigir o alinhamento da perna . É um procedimento menor que a prótese do joelho e da bons resultados por 15 a 20 anos.


osteotomias-ao-nivel-do-joelho-3osteotomias-ao-nivel-do-joelho-4
 

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link