O ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho é o principal componente de proteção nos movimentos de rotação do joelho, principalmente quando o pé está fixo no solo e o corpo roda para o lado contrário, o que comumente acontece em esportes como Futebol, Voley, Basquet, Muai Tae, Ski etc…

Uma vez lesionado a falta deste ligamento promove instabilidade do joelho com falseios, provocando novos entorses e levando a lesão de outras partes como os menisco e cartilagem que com o tempo levam ao desenvolvimento da artrose (desgaste).

ligamento cruzado anterior - 1ligamento cruzado anterior - 3

 

O ligamento lesionado não cicatriza sozinho e também não é possível seu reparo. O tratamento cirúrgico da lesão do LCA visa a reconstrução do mesmo com a troca por outro ligamento retirado de outra parte do joelho.

ligamento cruzado anterior -2

A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior tem 95 % de bons resultados. Porém uma pequena porcentagem dos pacientes operados sofre novos entorses com recidiva da lesão.

As causas de re-lesão são várias podendo acontecer por um novo trauma importante como por exemplo queda de moto, mas pode acontecer por entorses pequenos que não seriam esperadas nova lesão. Nas recidivas por traumas ou entorses pequenos a causa deve ser pesquisada. Uma das causas é o mal posicionamento do novo ligamento na cirurgia inicial, deixando com que o novo ligamento não consiga bloquear a rotação da perna em demasia, outra causa é genética por hiper-elasticidade do próprio paciente ou até falta de diagnóstico de lesões associadas a lesão do LCA.

Técnica de Lemaire - LCA-4

 

As primeiras cirurgias para tentar “substituir” o LCA foram as cirurgias que faziam correções poir fora da articulação chamadas de extra-articular. Uma das técnicas mais conhecidas é a de Lemaire que em 1967 idealizou o uso de um tendão chamado fascia lata do lado de fora de joelho, utilizando-se dele para diminiur a rotação da tíbia em relação ao fêmur.

 

 

Técnica de Lemaire

 

 

 

Ao redor dos anos 80 iniciou se a utilização de uma parte do tendão patelar para colocar dentro da articulação para fazer a substituição direta do LCA roto, que é utilizado até hoje.

Nos casos de recidiva da lesão novos tendões podem ser recolocados intra articular, porém uma parcela destes rompe-se novamente. Acredita-se que a causa seja uma frouxidão da parte anterolateral do joelho de maneira que só o ligamento intra articular não é capaz de impedir. Os exames de imagem como a ressonância não mostram estas instabilidades antero laterais por lesão de pequeno ligamento e cápsula.

Enxerto do tendão patelar ligamento cruzado anterior do joelho

 

Nos casos de recidiva temos somados as 2 técnicas com reconstrução do LCA intra articular associado a reforço extra- articular antero lateral.

Alguns trabalhos mostram melhor resultado com a somatória das duas técnicas associadas nos casos de recidiva como no trabalho abaixo publicado por um francês Philippe Colombet no American Journal of Sports Medicine em 2011:

LCA - Knee laxityKnee laxity control in revision anterior cruciate ligament reconstruction versus anterior cruciate ligament reconstruction and lateral tenodesis: clinical assessment using computer-assisted navigation.

Finalmente o paciente deve ser muito bem examinado pelo cirurgião especialista em joelho para definir qual melhor técnica para cada paciente.

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link