Lesão do Menisco

tratamento cirúrgico da lesão meniscal Os menisco são fibro-cartilagens que se situam no interior do joelho, eles tem várias funções, entre elas a função de amortecimento, a de estabilidade articular e ajudam na lubrificação do líquido articular.

Temos no interior do joelho dois meniscos, o menisco medial que é mais fixo, e o menisco lateral que é em forma de C fechado e móvel. O menisco medial por ser mais fixo, apresenta maior índice de lesões, a lesão acontece geralmente por um movimento de compressão e rotação do fêmur sobre a tíbia, comprimindo o menisco, e fazendo lesões de vários tipos. As lesões podem ser longitudinais, radiais, horizontais e lesões múltiplas.

Dependendo do tipo de lesão menisco, o tratamento deve ser adotado, raramente consegue-se um tratamento conservador com uma lesão meniscal, em geral o paciente tem dor e inchaço de repetição, de acordo com a atividade física que faz ou com a sobrecarga na região.

Hoje em dia o tratamento cirúrgico da lesão meniscal é feito através de artroscopia.

Artroscopia

Artroscopia é o procedimento onde coloca-se uma mini-câmera no interior do joelho e através da mesma pode-se ver e tratar uma possível lesão menisco.

Através de uma outra pequena incisão consegue-se manipular e movimentar o menisco, de maneira que em geral pode-se ressecar uma parte lesionada do menisco, muitas vezes em pacientes jovens com uma lesão radial geralmente periférica conseguimos fazer a sutura ou a costura do menisco, sem haver a necessidade da retirada de uma parte do menisco, porque esta estrutura é importante na proteção da cartilagem articular, evitando no futuro o aparecimento de um desgaste ou também chamado artrose.

Vários tipos de Sutura de Menisco

VÁRIOS TIPOS DE SUTURA DE MENISCOExistem vários tipos de sutura de menisco que podem ser feitas através de pequenos dardos feitos de material absorvível como se fossem micro anzol ou micro seta, até costuras manuais feitas com fios especiais.

Em alguns casos onde o menisco todo é retirado, a chance de desgaste da cartilagem aumenta, e se o paciente é portador de dor após alguns anos da retirada do menisco, pode-se fazer o procedimento de transplante meniscal.

O transplante meniscal é indicado para pacientes abaixo de 45 anos que foram submetidos a meniscectomia total ou parcial e possuam dor na região, porém a indicação é muito restrita para casos muito específicos.

O especialista em joelho deverá avaliar o tipo de lesão do menisco para depois decidir pela sutura. Existem 3 tipos de sutura: de fora para dentro, de dentro para fora e totalmente por dentro.

Sutura de fora p/ dentro (outside in):
Sutura de fora-1

Sutura de fora-2

Sutura de dentro para fora (inside out):
Sutura de fora-3

Sutura de fora-4

 

Sutura totalmente por dentro da articulação do joelho (all inside):
Sutura de fora-5

Sutura de fora6

0
0
0
0
0
0
0
0
0
ou copiar o link